Especificando minha vida com exemplos

Mônica Cachoni
2 min readSep 21, 2019

A comunicação no dicionário está definida como:

Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Em se tratando de comunicação, existe uma dificuldade em se atingir o objetivo, pois o entendimento por parte do outro depende de uma série de fatores e o nível de maturidade da pessoa para determinado assunto. Quando se trata de um necessidade de criar ou adicionar uma nova funcionalidade a um projeto/produto a dificuldade é a mesma, vezes porque o usuário não sabe o que precisa, vezes porque quem está desenvolvendo não entende a necessidade e o valor que o precisa ser entregue ao seu cliente.

Para diminuir este problema especificamos usando exemplos, mas a pergunta que sempre me fazem é: como funciona?

Bom especificar com exemplos é utilizar uma linguagem clara, natural e que todos sejam capazes de entender, pois são utilizados exemplos que cada um expõe dentro de sua maturidade e conhecimento.
Definindo com exemplos criamos uma especificação viva que quando formos testar as funcionalidades se todos os exemplos funcionarem significa que meu projeto atende as necessidades do cliente, ou seja, entrega o valor que ele necessita para resolver alguma “dor” e pode ser alterada conforme as circunstâncias se alteram.

E o que minha vida tem a ver com isso ?

Bom, tudo … quando vou ao shopping comprar algo, vejo todas as opções e faço um paralelo de como iria usar, cor, necessidade, ambiente. Quando vou a uma sorveteira que não conheço, experimento exemplos de sabores para ver qual me agrada, morango, uva, chocolate … ( confesso que sempre fico com o de chocolate), mas os exemplos me dão uma noção maior do que seria e como seria a utilização daquele produto.

Treinando para uma maratona, simulo os cenários que irei correr no dia da prova, erro, canso, testo as roupas de calor, de frio, acessórios no geral, alguns dias tenho uma performance incrível, outras são terríveis, mas todas me ajudam a chegar no meu objetivo do grande dia.

Enfim, tudo antes de ficar pronto foram exemplos, foram simulações do que chegaria ao resultado final, para que no dia da “entrega” chegasse ao mais perfeito possível. Utilizando de exemplos, facilitei a comunicação quando queria comprar algo, facilitei a comunicação ensinando uma criança, facilitei a comunicação com o meu corpo, entendendo o que seria melhor para ele em situações adversas.

Sigo assim exemplificando minha vida para que eu possa entregar um valor para minha “Qualidade de vida”.

Já pensou em usar exemplos também?

Referência:

ADZIC, Gojko, Specification By Example. Editora: Manning Publications . 2011

--

--